Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), fundada em 2000, é uma formação apoiada pelas Câmaras Municipais de Cascais e de Oeiras e pela Direção Geral das Artes. 

Considerada, uma das melhores formações deste género em Portugal, a OCCO é atualmente um elemento fundamental da vida cultural dos Concelhos de Oeiras e de Cascais. A uma temporada intensa dividida entre concertos sinfónicos, recitais de música de câmara e animações juntam-se atuações em quase todas as regiões de Portugal e várias apresentações no estrangeiro.

Em 2008, a OCCO criou o primeiro Conservatório Oficial de Música no Concelho de Cascais. A partir de 2014, iniciou a realização de Encontros Internacionais para jovens instrumentistas com o objetivo de aumentar a sua presença a nível internacional.

A OCCO tem protocolos de colaboração com dois dos mais destacados concursos nacionais: Prémio Jovens Músicos RDP e Concurso de Interpretação do Estoril.

No seu repertório a OCCO dá particular ênfase à divulgação dos trabalhos dos compositores nacionais e obras de compositores estrangeiros em estreias absolutas em Portugal.

A OCCO atuou em todos os festivais nacionais. A nível internacional destacam-se a sua apresentação durante Assembleia Geral dos Festivais Europeus, no Estoril, nos Festivais na Bulgária, Espanha, Itália e, recentemente, na Alemanha na famosa sala Tonhalle de Düsseldorf.

Entre muitos solistas e maestros que atuaram com a OCCO destacamos Lídia Mordkovitch, Alberto Lysy, Paul Badura-Skoda, Sequeira Costa, Stoika Milanova, Darco Brlek, Pedro Leon, Márcio Carneiro, Plamena Mangova e maestros Ricardo Averbach (EUA), Bernardo Adam Ferrero (Espanha), Sandor Gyudi (Hungria), Stefan Fraas (Alemanha) e Jesus Medina (México).

Atuaram com a OCCO artistas nacionais entre quais destacamos Manuel Ivo Cruz, Jorge Matta, Ana Bela Chaves, Aníbal Lima, Olga Prats, António Rosado, Miguel Henriques, Pedro Carneiro, Teresa Menezes, Ana Paula Russo, Luís Rodrigues, Sandra Medeiros Gonçalo Pescada, entre outros.

Em 2012, a Câmara Municipal de Cascais atribuiu à OCCO a Medalha de Mérito Cultural pelo seu contributo à cultura e à arte.

No ano do seu 20º aniversário, foi concedida à OCCO o Alto Patrocínio pela parte da Presidência da República Portuguesa. A OCCO foi criada e é, atualmete, dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.

Digital_PT_4C_V_FC_Cultura.png
Logo DGArtes sem fundo.png
_NovoLogo_OCCO-H_Preto.png
LOGO SEM FUNDO Casal Branco.png
Logotipo Casa Cadaval Muge resize.jpg
logo CMAlmeirim.png
Museu da Música.jpg
logo_fundacaoMbcp_vs1.png
logo_JOCAVI-transparente.png
Ashira Capital.png
escaroupim.png
Alpiarça.tif
falcoaria.png
Jardins Históricos_Rota do Tejo.jpg
LOGO INSTA.jpg
logoVerallia-VECT-cmjn.png
Antena2_positivo_vert_RGB.png

Com o apoio de:

Logo Madeca (2).jpg
Casa dos patudos.tif
Brasão Misericórdia de Santarém.jpg
17a3d203f98201d7d02.png
BORREGO-LEONOR-LOGO-810x486.jpg
O ALMEIRINENSE.png