Nikolay Lalov

Com uma extensa actividade artística como maestro, violinista e pedagogo, Nikolay Lalov destaca-se pela sua larga experiência em todas as áreas onde actualmente actua.

Nascido em Sófia, na Bulgária, N. Lalov iniciou os seus estudos de violino com seis anos de idade. Terminou a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro, atribuída pelos altíssimos resultados obtidos durante os estudos. Diplomou-se na Academia Nacional da Bulgária como violinista e, mais tarde, completou o curso de direcção da orquestra na mesma instituição.

Foi o mais jovem professor de violino a trabalhar na  prestigiada escola de música da Bulgária: Escola Nacional “L. Pipkov”.A sua capacidade de organização e o seu entusiasmo permitiram-lhe criar várias orquestras e conjuntos, na Bulgária e em Portugal, onde veio residir a partir de 1989, com 29 anos de idade.

A Orquestra dos Professores de Música (1987-88) em Sófia, Ensemble Concertino (1992), a Orquestra Juvenil da Cidade de Évora (1992) e, finalmente, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (1996) são os produtos deste seu esforço em criar de estruturas culturais nos dois países.

N. Lalov é um verdadeiro “embaixador da música e da cultura”. Um lugar de destaque na sua actividade ocupa o intercâmbio entre várias culturas europeias.

N. Lalov tem gravado para a Rádio Nacional Búlgara e a Rádio Difusão Portuguesa. Tocou e dirigiu em vários países, tais como Bulgária, Rússia, Grécia, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, Mexico, USA e China

Dirigiu orquestras como Nova Filarmonia Portuguesa, Orquestra Regional do Algarve, Orquestra da Radio Nacional Búlgara, Orquestra da Academia Nacional Búlgara, Orchestra Sinfónica di Roma, Orquestra Nacional de Hungria, Orquestra Nacional de Ucrânia, Orquestra Nacional de Brazil,  Orquestra Nacional de Monterrey ( Mexico), London Chamber Orquestra, New Mexico Symphony Orchestra (USA), Orquestra Nacional de  Salónica ( Grécia), ), Orquestra de Câmara de Florença, Orquestra Sinfónica de Grosseto,, Orquestra de Napoli, Euro Orchestra e Orquestra Nacional di Bari, Orquestra Sinfónica de Lecco ( Itália,) entre outros.

 Actualmente é Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Lalov é autor, junto com a sua esposa, da primeira ópera infantil composta em Portugal, “Um Sonho Mágico”, Lalov e atento promotor de todos os jovens artistas no início da sua carreira artística é o principal responsável pela criação do Primeiro Conservatório de Música de Cascais em 2008.

 N. Lalov recebeu o apreço de várias entidades nacionais dos dois países, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Cultural (Oeiras 2003),o Diploma do Ministério de Negócios Estrangeiros da Bulgária (2003). Em 2004, foi-lhe atribuído o titulo Académico Correspondente da Academia de Música de Valência (Espanha). Em 2009 foi considerado “Profissional do Ano” pelo Rotary Club Cascais-Portugal.

Em 2012 a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras criada pelo Lalov foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais.

Digital_PT_4C_V_FC_Cultura.png
Logo DGArtes sem fundo.png
_NovoLogo_OCCO-H_Preto.png
LOGO SEM FUNDO Casal Branco.png
Logotipo Casa Cadaval Muge resize.jpg
logo CMAlmeirim.png
Museu da Música.jpg
logo_fundacaoMbcp_vs1.png
Ashira Capital.png
LOGO INSTA.jpg
escaroupim.png
logoVerallia-VECT-cmjn.png
logo_JOCAVI-transparente.png
Alpiarça.tif
falcoaria.png
Jardins Históricos_Rota do Tejo.jpg
Antena2_positivo_vert_RGB.png

Com o apoio de:

Logo Madeca (2).jpg
Casa dos patudos.tif
Brasão Misericórdia de Santarém.jpg
17a3d203f98201d7d02.png
BORREGO-LEONOR-LOGO-810x486.jpg
O ALMEIRINENSE.png